Enfeitar é preciso
Géssica Amorim
Chamadas de “apara barro”, “badana”, ou “lameirão”, as lameiras são fundamentais para a caracterização das toyotas bandeirantes. Além de utilitárias, as peças são, também, decorativas e personalizáveis. Durante o processo de customização, os toyoteiros podem incluir nomes, logomarcas, frases, telefones para contato ou qualquer tipo de desenho.
Feitas a partir de cortes de borracha vulcanizada, as lameiras podem ser encomendadas em tamanhos variados, dependendo da necessidade ou gosto de cada motorista. É possível encomendar o acessório em gráficas especializadas, que têm como recurso a impressão digital, ou em algumas oficinas das cidades por onde as toyotas circulam. Geralmente, o serviço de pequenas oficinas é feito de maneira artesanal, dando às peças trato e características únicas, deixando ainda mais charmosos os toyotões.
Seu Nivaldo é um “abridor de letras” conhecido em Brejo. Aqui, ele conversa com a professora Fátima Finizola, do NDC
Além dos pintores de lameiras, topamos com artistas como seu Nivaldo, um abridor de letras e pintor de detalhes decorativos em carrocerias que fez fama pelo Agreste com seus traços delicados.